quarta-feira, 2 de junho de 2010

ADAPTAÇÃO DE JOYSTICK DE PLAYSTATION PARA USO EM PCS

Introdução e Componentes

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.
Vantagens:
  • Desfrutar da ampla gama de pads que existem para PlayStation e sobre tudo, de seu preço mais baixo comparando com os de PC
  • Funciona tanto com os pads normais e com os dual-shocks. E mais, com este último você poderá utilizar como analógico e com capacidade para vibrar (Force Feedback) em jogos de Windows que suportem (Need for Speed III, Incoming, Star Wars Rogue Squadron, Flight Simulator, Forsaken,etc).
  • Poderá utilizar TODOS os botões do pad de PlayStation nos seus jogos preferidos, no total são 10 se utilizar o digital e 16 se utilizar o controle analógico.
  • Poderá conectar mais de 1 pad simultaneamente
  • Com os dual-shock poderá escolher entre o controle digital e analógico em pleno jogo
  • Se você já tem um pad para PC poderá utilizar os dois sem perder a funcionalidade de nenhum deles (me refiro a que se conectarmos dois joysticks/pads por um conector Y a porta de jogos, só poderemos utilizar 2 botões em cada joystick/pad)
  • A montagem não é muito complicada.
  • Em teoria deveria funcionar com qualquer dispositivo de controle de jogos para PlayStation (pad de outra marca, volante, etc).
  • Poderá utilizá-lo em jogos de Windows e em jogos de DOS dentro de uma janela do Windows.
Inconvenientes:
  • Se quiser utilizar o dual-shock necessitará de uma fonte de alimentação externa.
  • A conexão é feita na porta paralela, ou seja você usa a impressora ou o pad assim você terá que colocar e tirar o pad e a impressora. Ou então instalar um chaveador de porta paralela!
Umas palavras antes de começar
Uma vez falados sobre ambos os aspectos deste "invento" estamos em condições de seguir explicando. Seguindo com as preliminares, vamos deixar claro que não é necessário nenhum conhecimento de eletrônica, a não ser que você tem que saber soldar e saber manejar um multímetro. Se você não tem nenhuma idéia, procure um amigo que te ajude.
Componentes
Cabo de extensão para PSX
Conector DB-25 macho
Ferro de Soldar
Solda
5 diodos 1N914 ou 1N4148
Faca Alfa

OBS: Esse cabo de extensão para PSX é difícil de achar você pode conectar o pad direto
a paralela do micro o ruim é que você só vai poder usar o pad no micro pois o conector do pad vai ser cortad



Esquemas e Montagens.

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.
Parte 2: Esquemas e Montagens.

Esquema 1

Porta do Periférico Porta Paralela
1 - data1 - data 10 (porta 1), 13 (porta 2)
2 - cmd 2
3 - +7.6v +7.6V power supply terminal for Dual Shock
4 - gnd 18, 19 also -7.6V and/or -3.5V power supply terminal
5 - +3.5v 5, 6, 7, 8, 9 through diodes, or +3.5V power supply terminal (needed for most peripherals)
6 - att 3
7 - clock 4
8 - n/c n/c
9 - ack 12 (port 1), 15 (port 2)
OBS: este é o esquema. As conexões do DB 25 correspondem ao conector macho que irá ser colocado na porta paralela. Os pinos 5, 6, 7, 8 e 9 é onde são colocados os diodos. O pino 3 do conector do cabo do PSX é ligado a uma fonte de 9V esse cabo costuma ser roxo ou vermelho e ele só aparece no controle Dual Shock. Esquema padrão de cores:
Conector 1-10 = Marron
Conector 2-2 = Abóbora
Conector 3-+ = Roxo
Conector 4-18 e 19 = Preto
Conector 5-X = Vermelho
Conector 6-3 = Amarelo
Conector 7-4 = Azul
Conector 8 = NADA
Conector 9-12 = Verde

Esquema 2
Se você quer outro esquema, logo abaixo você irá encontrar um equivalente ao anterior (este não é um circuito diferente do anterior):
Este esquema representa a ponta do cabo de extensão
os números que estão acima correspondem ao DB 25
recorde que os 9V são só necessários para o
Force FeedBack
Esquema 3
Montagem
Vamos Começar
Pegue o cabo de extensão e corte o conector macho descasque o fio você deverá ver 7 fios de cores diferentes (se for o pad digital mas se for o Dual Shock você irá ver 8 fios de cores diferentes). Abra o conector macho e você irá ver os números correspondentes a cada cor dos fios.
Estanhando o DB-25
Pegue o conector DB25 macho e estanhe as pastilhas onde vamos fazer as conexões, que são as seguintes 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 18 e 19 veja a figura a cima tendo em mente que a parte que se vê e a parte de trás do DB 25. Os pinos onde vamos fazer as conexões estão em vermelho e os pinos que estão em azul são os que iremos conectar um segundo pad.
Soldando os Diodos
Pegue os 5 diodos e corte a perna que está do lado contrário da marca (como? onde está a marca?) olhe a figura ao lado para ver a correspondência com a peça do esquema e o seu diodo real você pode deixar mas ou menos meio centímetro (como a da imagem anterior). Agora pegue o ferro de soldar e estanhe as pernas de cada diodo mas cuidado para não ficar muito tempo com o ferro de soldar nos diodos pois você pode danificar os diodos por excesso de calor. Agora pegaremos o DB 25 com as pastilhas estanhadas e soldaremos as pernas dos diodos nos conectores 5, 6, 7, 8 e 9 do DB25. Lembre-se que você tem que soldar os 5 na orientação correta. Tem que fazer igual a imagem abaixo.
Soldando os Cabos
E já estamos finalizando a parte mecânica. O cabo que corresponde ao número 5 do PSX tem que ser soldado nos 5 diodos. Faça o seguinte: deixe cair um pouco de solda entre os diodos para conseguir curto-circuitar os 5 diodos como aparece no circuito. O cabo que corresponde ao número 4 do conector do PSX deve ser soldado nos pinos 18 e 19 do DB 25, coloque um pouco de solda entre esse dois pinos para curto-circuitar.
Usando o Force FeedBack.
Conecte um cabo de dois fios de 0,5 m de cores diferentes (vermelho e preto) e conecte o cabo vermelho ao fio roxo do cabo do pad do PSX. E o outro cabo (preto) solde-o nos pinos 18 e 19 do DB 25 aonde tem que estar conectado o cabo correspondente ao número 4. No outro extremo do cabo conectamos a fonte de alimentação tendo muito cuidado sabendo que o preto é o negativo (-) e o vermelho o positivo (+) e que tem a tensão de 9V. Utilize o multímetro para isso. E ai está. Repasse todos os passos antes de conectar o DB 25 na porta paralela.
Resultado Final com pad normal
Com Force FeedBack




Parte 3: Software

Se você tem um PlayStation e um PC, e não tem nenhum pad para PC, ou simplesmente os que tem no mercado são demasiadamente caros e os que tem preços acessíveis não são bons agora você tem uma grande opção. Conecte seu pad de PlayStation (qualquer um) no seu PC conservando TODA a sua funcionalidade graças ao excelente driver DirectPad.


Parte 3: Software.
Estes são os programas que você usará.
dpadpr5.0 (windows)
dpadjap (windows)
Instalando o DirectPad
Baixe o directpad e descompacte em um diretório qualquer
Com o pad conectado na porta paralela, agora vá ao painel de controle e clique sobre o ícone opções de jogos, depois clique em adicionar, adicionar outro, com o disco, clique em procurar e procure o diretório onde você descompactou o directpad. Depois e só clicar em aceitar.
Dizemos ao windows que queremos finalizar a instalação de novo hardware. Agora nós sairemos e voltaremos a opções de jogos do painel de controle. Clicaremos em adicionar e buscamos na lista o DirectPad Pro Controller ou DirectPad Pro Force Feedback Controller.
Agora clicamos em aceitar e depois em propriedades do Direct Pad.... e na tela de configuração escolhemos o tipo de pad de PlayStation que temos conectado.
Se não funcionar baixe esse outro programa para testar..
PSX Controller Tools
Descompacte em qualquer lugar e vamos ao diretório BIN. Ali encontra-se dois programas PSXCND e PSXCNT o primeiro é para verificar se tem um pad conectado, se está funcionando e de que tipo o pad é (analógico ou digital). O PSXCNT é para verificar os direcionais e os botões. Vamos ver como funciona o primeiro programa já que o segundo é exatamente igual.
Primeiro você tem que saber a qual porta está conectado o pad (LPT1 ou LPT2). Agora abra uma janela DOS e entre no diretório BIN e digite o seguinte.
psxcnt -lpt 1
Se sua porta paralela for a LPT1. Aparecerá uma serie de mensagens e ao final pedirá que pressione uma tecla. Aparecerá a seguinte mensagem:
Scanning parallel port base 0x378:
E se tudo estiver correto aparecerá a seguinte mensagem:
1A Digital
Isto significa que tudo está funcionando perfeitamente. Se por um acaso não aparecer nada depois da frase "Scanning..." e depois voltar pro DOS quer dizer que seu invento não funciona. Edite o arquivo psxpblib.cfg e troque o valor da linha del = de 1 para 10 e veja se funciona. Se continuar sem funcionar, refaça-o todo outra vez, e se você já tiver feito isso umas mil vezes e continua sem funcionar vá a casa de um colega seu e teste em outro computador. Se funcionar em outro PC, é possível que a montagem não funcione no seu PC.
NOTA: Os emuladores MAME e RAYNE ja dão suporte direto ao pad de PSX, isso quer dizer que funciona diretamente como se fosse um joystick padrão. Para usar com o MAME coloque no final da linha de comando o seguinte: -joy psxlpt1 (Se for a LPT1). E com o Rayne vá simplesmente ao menu control setup e coloque em joystick select.

Nenhum comentário:

Postar um comentário