sexta-feira, 4 de junho de 2010

OUTLOOK EXPRESS: Eu não sei se minha conta de e-mail está configurada corretamente!


Imaginemos que você passe por uma situação semelhante à seguinte : "Acabei de comprar meu computador e me cadastrar em um provedor. Acho que o técnico já configurou meu e-mail (não tenho certeza, pois não entendo do assunto), mas não estou conseguindo enviar e receber mensagens!!! Vera, você sabe o que está acontecendo? "
Em primeiro lugar, você sabe como abrir o Outlook Express? (não se ofenda com a pergunta, na nossa situação hipotética  você acabou de adquirir sua máquina e ainda não está familiarizado com os seus programas!)

Vá no menu Iniciar - Programas - Outlook Express. Ou, simplesmente, veja se tem um ícone parecido com uma cartinha na sua barra de tarefas (aquele retângulo comprido que fica na parte de baixo da desktop). O ícone é este aqui   e fica ao lado daquele logotipo do Internet Explorer - aquele "E" estilizado e redondo: !

Clique sobre o ícone da cartinha, ou vá pelo menu iniciar, como achar melhor.

Talvez aconteçam algumas "coisas estranhas", dependendo de como está configurada a sua conexão.Não se assuste (você pode ser solicitado a se conectar, ou receber uma mensagem de erro dizendo que não está conectado... enfim, isto não vem ao caso no momento).

Pois bem, uma vez aberto o Outlook Express, na barra de menus (onde aparece  Arquivo, Editar, Exibir... ), clique sobre Ferramentas, e em seguida Contas.
Na janela "Contas da Internet", você terá 4 "guias" - Todas, Correio, Notícias e Serviços de Diretório. Escolha "Correio", clicando sobre a respectiva aba. Aparecerá uma janela do tipo desta (só que não com todas estas contas - na realidade eu tenho várias contas minhas de e-mail e também de amigos que não possuem computador, logo tenho atualmente 8 contas aqui). Notem que as guias estão ocultas pela mensagem do meu programa shareware de captura de imagens. Isto ocorrerá toda vez, até que eu resolva registrar o programa...

No seu caso, pode ser que exista alguma conta listada lá e pode ser que não exista conta nenhuma, uma vez que você hipoteticamente não sabe se o técnico configurou para você.

PRIMEIRA HIPÓTESE: EXISTE UMA CONTA LISTADA (mas pode ter ocorrido de estar configurada de maneira errada) . Neste caso, sua conta deverá aparecer listada, e precisamos conferir alguns dados. Para isto  será necessário selecionar a conta e clicar no botão "propriedades" - observe este botão na figura acima, é o terceiro, no lado direito da janela, de cima para baixo.  (Resumindo o roteiro: Ferramentas > Contas > Correio > selecionar conta > Propriedades ).
Aqui você terá uma janela "Propriedades de NOME DA CONTA".
Possui 5 guias (Geral, Servidores, Conexão, Segurança e Avançado), mas por enquanto só trabalharemos com a primeira GERAL e a segunda SERVIDORES. "Conexão" por hora deixaremos de lado (na minha conta eu deixo em branco o quadradinho que tem lá). E esqueça completamente Segurança e Avançado.
Vamos à guia GERAL (atrás desta mensagem do programa shareware que estou usando para captura de imagens - Image captures with HyperSnap-DX,etc - ignore-a)
No primeiro campo deve aparecer o nome que você deseja dar à sua conta - um nome que vc entenda. Não aparecerá para os outros. Consta algo assim "Digite o nome que seja dar a estes servidores". O que estiver lá não importa muito - só para vc mesmo.
Logo abaixo aparecem mais 4 campos (em informações sobre o usuário).
Nome: Veja se está escrito o seu nome completo (se você desejar que este apareça para quem receber o seu e-mail). No meu caso está Vera Azevedo Rodrigues.
Organização: esqueça (deixe em branco)
Endereço eletrônico: deve constar o seu endereço completo de e-mail. Ex.: verazev@terra.com.br
Endereço de resposta: esqueça (deixe em branco)
E veja se a caixinha "incluir esta conta ao receber mensagem ou sincronizar" está marcada! ESTA OPÇÃO PRECISA NECESSARIAMENTE ESTAR MARCADA, CASO CONTRÁRIO O OUTLOOK NÃO VAI VERIFICAR SUA CONTA AO ENVIAR E RECEBER MENSAGENS!
Vamos agora para outra guia - SERVIDORES.
Deixe a opção "meu servidor de mensagens recebidas é um POP3". É isto mesmo.
E atenção: aqui você poderá checar se os servidores POP3 e SMTP estão configurados corretamente (isto é super-importante). A MAIORIA DOS ERROS DE CONFIGURAÇÃO OCORRE AQUI. Mas para poder colocar os dados corretos, você precisará obter junto ao seu Provedor as configurações corretas, ou seja, o nome de sua conta POP e SMTP (fale assim mesmo, vão pensar que você é um "expert" em informática...)
Em POP3 deverá constar  o nome do seu servidor POP (mensagens recebidas). No meu caso é pop.sao.terra.com.br
Em SMTP deverá constar  o nome do seu servidor de mensagens enviadas . No meu caso é smtp.sao.terra.com.br.
E em "nome da conta e senha' digite aqueles que você configurou junto ao seu provedor. E deixe marcado "Lembrar Senha". Lógico, na senha não vai aparecer a própria, mas asteriscos. Em caso de dúvida, digite-a novamente.

CONFIGURANDO NOVA CONTA DE E-MAIL
Recapitulando os passos anteriormente explicitados: na barra de menus (onde aparece  Arquivo, Editar, Exibir... ), clique sobre Ferramentas, e em seguida Contas.
Na janela "Contas da Internet", você terá 4 "guias" - Todas, Correio, Notícias e Serviços de Diretório. Escolha "Correio", clicando sobre a respectiva aba. Vamos imaginar agora que não apareça nenhuma conta listada. Como proceder?... Neste caso será necessário criar uma nova conta.

Ainda dentro da janela da Guia "Correio", clique em Adicionar (botão que fica no lado superior direito) - e em seguida "Correio" novamente (as outras opções seriam notícias e serviços de diretório), conforme janela mostrada abaixo:

Aparecerá uma primeira janela para as configurações de sua conta:
O nome do campo a ser preenchido é "Nome para exibição". Escreva seu nome completo - desta forma quem receber o seu e-mail lerá o seu nome completo. Se quiser ficar no anonimato (quiser dar uma de hacker, por exemplo), escreva lá o que quiser. Mas eu costumo colocar o meu nome completo, pois sou uma pessoa "politicamente correta"...
Clique em AVANÇAR.

A segunda janela fornecerá duas opções, como você pode ver:
-  eu já tenho um endereço de correio eletrônico que desejo usar
-  Desejo inscrever-me em uma nova conta de (... esqueça por hora. Esta segunda opção é usada para hotmail, e no caso estamos falando de uma conta pop normal de um provedor. Sobre HOTMAIL leia minha outra matéria em WINDOWS TIPS. Vide OBS. ao final desta página).
Escolha a primeira opção (já tenho um endereço de correio eletrônico).
E em endereço de correio eletrônico (existe um campo próprio) digite o seu endereço de correio eletrônico. No meu caso, verazev@terra.com.br 
Clique em AVANÇAR.
Aparecerá outra "janela"onde você não deverá mexer em "Meu servidor de mensagens recebidas é POP3" - deixe assim.
Agora sim, você fará configurações da máxima importância nos 2 campos que aparecem na figura acima.
Em servidor de mensagens recebidas (POP3, IMAP ou HTTP) digite sem erros o nome que foi fornecido pelo seu Provedor . No meu caso: pop.sao.terra.com.br (só para exemplificar).
Em servidor de mensagens enviadas (SMTP) digite sem erros o nome fornecido pelo seu provedor . No meu caso, smpt.sao.terra.com.br:
CONFIRA, e clique em AVANÇAR.
A próxima janela deverá ser referente ao seu logon no Internet Mail
Aqui você deverá digitar o seu nome e senha acertados com seu Provedor.
O nome é o login ( = username, nome de usuário) que você escolheu . A senha idem (e guarde-a para você). Deixe marcado o quadradinho salvar senha - isto vai facilitar sua vida depois.
(este nome e senha  são os mesmos que você digita quando vai fazer o acesso; a não ser que tenha configurado MAIS DE UMA CONTA  de e-mail junto ao seu provedor de acesso. Mas deixemos este assunto para outro dia, combinado? Estamos aqui dando as explicações fundamentais para o seu programa "rodar".
Clique em AVANÇAR. Você entrará numa tela que lhe dará "Parabéns!". (eu havia colocado a imagem aqui e acabei deletando por engano e "cansaço", mas era uma janela "boba" de "Congratulações").
Clique finalmente em Concluir. Sinceramente, é algum bicho de sete cabeças???
 
DICA PARA OS INICIANTES: Cada vez que você abrir o Outlook Express deverá clicar no botão "Enviar/Receber" para que você receba todas as mensagens novas e aquelas que digitou sejam enviadas. A propósito, este botão fica abaixo da barra de menus... onde existem vários outros.
OBS: cada vez que você manda "Enviar" uma mensagem ela vai para uma pasta chamada Caixa de Saída. Somente quando você clicar em ENVIAR/RECEBER ela será enviada. Se tentar sair do Windows com mensagens não enviadas na Caixa de Saída, provavelmente receberá uma mensagem de alerta  lembrando-o de que existem mensagens a serem enviadas, e perguntando se você deseja conectar-se para enviá-las. Lembre-se que a qualquer momento em que você se reconectar, estas mensagens serão enviadas. Se quiser poderá deixar para depois, depende da urgência de mandar ou não as mensagens imediatamente.
ah, mas não sei escrever uma mensagem...
Última dica do dia: para criar nova mensagem, clique no botão Nova Mensagem.
Esqueça por enquanto Cc (Carbon Copy) - deixe em branco.
No campo próprio, escreva o texto da mensagem. E depois clique em ENVIAR, lembrando-se que ela irá para a pasta CAIXA DE SAÍDA. Se quiser inserir um anexo, clique em Inserir > Anexo, e localize o seu anexo (attachment, em inglês). Mas gente, chega, "num guento mais", qualquer dúvida me mandem e-mail (tenho dormido pouco e já é madrugada!!!).
Por hoje fico por aqui. Até mais então!!!
ATENÇÃO - usuários do Hotmail e Yahoo Brasil, consultem minhas matérias específicas:


Se você tem conta no
Hotmail, clique no botão back, para acessar WINDOWS TIPS. Lá publiquei  uma matéria sobre como configurar uma conta no Hotmail para atuar "como uma conta pop", ou seja, para que você possa gerenciá-la a partir do Outlook Express. E se você chegou aqui via Google, Yahoo  e cia, não deixe de visitar minha home page, que tem um mundo de coisas, inclusive MIDIs e GIFs animados para download!!!

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