sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como dividir o DVD do Windows em vários CDs

O vLite permite modificar o DVD de instalação do Windows Vista, e também funciona com o Windows 7 - pelo menos no RTM (que é a mesma versão final em inglês, apesar disso você pode adicionar pacotes de idiomas depois de instalado).
Uma das vantagens do vLite é que ele permite dividir a imagem ISO em imagens menores, para serem gravadas em vários discos, e o instalador do Windows pede para trocar os discos durante a instalação. Isso é útil se você precisa instalar o sistema num computador ou notebook sem CD. Passei por isso hoje ao usar um notebook mais velho, que não estava lendo DVDs, mas lia CDs.
Diferente do que ocorria até o Windows XP e 2003, o instalador do Windows Vista, Server 2008 e 7 copia todos os arquivos do DVD primeiro, para depois trabalhar neles. Assim a troca dos CDs é feita num mesmo momento, sem precisar ficar acompanhando a instalação até o final.
Para rodar o vLite aqui no Windows 7 precisei ter o AIK (Kit de Instalação Automatizada) instalado. É um download grandinho, praticamente um CD. Está disponível em:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08
O vLite você pode obter no site oficial (é grátis):
http://www.vlite.net/
Com ele devidamente instalado, copie o conteúdo do DVD do Windows para uma pasta (ou extraia da imagem ISO usando algum programa emulador de drives, como o DAEMON Tools). Pode copiar usando o Explorer mesmo, não tem segredo.
Para dividir, não aplique as modificações oferecidas pelo vLite, assim você não precisará gerar a imagem do sistema modificado, o que é bem mais rápido. Ao abrir o vLite, clique no botão Procurar (Browse) e localize a pasta onde estão os arquivos do DVD Windows. A seguir, escolha a edição desejada (ou aquela para a qual você tem a licença original):
vlite1
Na seção "Tasks" (Tarefas), marque apenas o "Bootable ISO". Se quiser, aproveite as outras seções, mas o objetivo dessa dica é apenas picar o DVD em vários CDs, sem alterar os componentes do Windows.
vlite2
Marcada a opção, vá para a seção ISO, do painel esquerdo.
vlite3
No campo "Split image", clique em "Split", informe o tamanho desejado das imagens (como por exemplo, 700 MB, para CDs) e clique em Start.
vlite4
Aguarde, pode demorar de poucos segundos a alguns minutos, dependendo da velocidade do seu processador e HD.
É basicamente isso. Depois grave as imagens geradas em CDs, numere-os para não perder a ordem, e mande ver!
O Windows pedirá os CDs conforme necessário, geralmente na etapa da cópia dos arquivos:
vlite5 - instalação do windows 7
O que percebi é que você não pode dar OK sem trocar o disco certo, quando ele solicitar. Colocar um disco fora de ordem pode gerar um erro fatal e a instalação deverá ser reiniciada.
Creio que não dê para usar em disquetes :P Não testei com pen drive, mas acredito que, uma vez feito o primeiro pen drive de boot (com o conteúdo da primeira ISO), bastaria colocar os outros arquivos (dos outros "pedaços") no pen drive (limpando ele) ao fazer a troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário