Rede e Internet

INSTALANDO ROTEADOR TP-LINK TL-WR541G NO VIRTUA
 
Devido ao péssimo serviço que a velox passou a prestar aqui no meu bairro, contratei o serviço de banda larga do Virtua (na NET), e logo após estar tudo funcionando e comprovado que estava estável, resolvi colocar o ambiente como eu tinha na minha instalação antiga do velox, ou seja, instalar um roteador wifi para poder compartilhar com os outros micros de casa e com os dispositivos wifi que tenho.
Já que eu estava fazendo "uma geral" na minha instalação, resolvi também partir para testar um roteador novo para simular uma compra e instalação de um produto destes por um usuário atualmente.
Dei um pulo então na DATATRI e fui bater um papo com o Sr. Enéias para ver com ele que produto tínhamos no mercado que seria interessante... qual possuía um custo/benefício realmente interessante para passarmos para os nossos usuários aqui no BoaDica.
Ele me indicou um roteador da TPLINK (modelo TL-WR-541G) que apresentava um preço muito interessante, e nesse caso em especial ainda oferecia 1 ano de antivírus panda gratuito. Resumo: preço mais em conta que os demais e características melhores que os mais comuns do mercado (Dlink, Planet, etc.). Se for considerar o custo de uma licença de antivirus deste tipo (profissional), o roteador sai quase pelo preço de um lanche! Muito barato mesmo!

Resolvi encarar e comprei um, e ia aproveitar e também utilizá-lo para fazer o artigo de um novo produto aqui para o BoaDica.
Antes, uma ressalva... tem produtos aí no mercado que fazem propaganda de velocidades muito acima do padrão (no caso do padrão 802.11g, a velocidade padrão é 54Mbs), porém vale primeiro "olhar com cuidado" estas propagandas.
  • Normalmente nos sites "americanos" destes produtos com características "extras" apresentadas aqui no Brasil, não falam absolutamente NADA a respeito (muito estranho... se o produto ao invés de 54MB/s passa a ter 150MBs como por exemplo uma das marcas apregoa, porque não há NADA a respeito disso no site americano da empresa??? Só no Brasil??? Muito estranho.....
  • Normalmente nestas características "extras" não há NENHUMA especificação sobre ela, ou seja, você não encontra NENHUMA informação "pública" sobre como usar tal facilidade... nem no site nem no manual... mais estranho ainda...
  • Normalmente, quando você consegue informações sobre esta "característica extra", ela só funciona com equipamentos da mesma marca, e mesmo assim em casos muito específicos, e de novo com falta de detalhes no manual/site
Dessa forma, ABRAM BEM os olhos quando forem comprar um equipamento destes para não comprar um gato por lebre, ou gastarem dinheiro com funções que nunca vão usar, ou que nunca vão conseguir informações de como usar, ou que nunca vão ter equipamentos para usar.... OLHO VIVO NO CUSTO/BENEFICIO, E DESCONFIEM DAS PROPAGANDAS "EXTRAS". Nem sempre mais caro é melhor!
Vale lembrar, que para darem uma conferida nas ofertas existentes no BoaDica sobre roteadores wireless, basta irem no grupo de REDE e selecionarem o item WIRELESS, ou cliquem aqui. Se quiserem todos, basta clicar na 1a opção (Access Point e Roteadores Wireless) ou escolher por fabricante.
Bom. vamos então agora partir para a instalação do novo brinquedinho!

O pacote que vem junto traz tudo... o roteador, fonte, cabo de rede, cd e suporte para colocar o roteador na vertical.

Além disso, vem também o manual de instalação (em inglês e português), bem como, neste pacote específico que comprei, a licença de 1 ano do antivírus Panda Profissional.
Primeiro fiz a instalação do software no micro (se bem que é desnecessário)...
Logo em seguida fiz a conexão física dos equipamentos:

Aqui na minha casa tenho 3 micros ligados por cabo RJ45, e o wireless usado por notebook e smartphone, ou seja, aqui temos todas as conexões!
Feita a conexão, usei um dos micros ligados em LAN para conectar o roteador. Para isto, basta abrir um navegador e chamar a url: http://192.168.1.1 para que você possa acessar o firmware de configuração dentro do roteador.

O usuário padrão é admin e a senha padrão é admin (atenção minúsculas). Depois veremos onde trocar para não haver riscos.
Logo após entrar com o userid e senha, será mostrada a tela de status do roteador.

Teremos que configurar basicamente a parte de wan e a parte de wireless. Você poderá utilizar a opção de Quick Setup, ou ir diretamente para os itens que são realmente necessários (mostrados abaixo).
Para configurar a parte de WAN (para poder compartilhar o virtua), clique na coluna à esquerda em NETWORK no grupo de Basic Settings (está marcado com a seta vermelha aí em cima) e logo em seguida na opção WAN que irá abrir... virá a tela abaixo...

O tipo de conexão a ser configurada para sua banda larga é logo na primeira opção WAN Connection Type:

No caso de banda larga da NET VIRTUA use a opção que vem default que é a DYNAMIC IP. No caso de conexão ADSL (velox e speedy), use PPPoE (e neste caso você deverá colocar o username e a senha a ser usado pelo roteador se conectar sozinho ao serviço ADSL.

Bom, como meu caso é o virtua da NET, utilizei a opção de DYNAMIC IP.
É necessário desligar o seu modem da NET (mantendo o roteador ligado), para que o modem apague suas tabelas de endereços MAC/IP. Deixe sua conexão (Wan Conection Type) como Dynamic IP, e clique em SAVE.
Ligue seu modem, e após alguns segundos as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento deverá ser atualizadas de forma automática.
OBS: No caso de os campos IP Address, Subnet Mask e Default Gateway mantiverem-se com a numeração 0.0.0.0, clique sobre o botão RENEW. Então logo após alterarem os valores destes campos, clique então no botão de SAVE.
A partir deste momento, o roteador já deve estar funcionando para o compartilhamento de internet pelos micros ligados através da rede local.
OBS: em "alguns casos", pode ser necessária a utilização da opção de MAC CLONE, porém no virtua da NET no meu caso não foi necessário.
Fica faltando então configurarmos a parte relativa ao WIRELESS. Para isso, clicamos no item WIRELESS do menu inicial do Roteador:

Na configuração da parte Wireless, temos alguns itens a configurar:
  • Escolhemos um nome qualquer de identificação para sua rede (SSID).
  • Acertamos a região onde estamos operando (se bem que isto não afeta em NADA)
  • O "channel" pode deixar no que vier configurado
  • O "mode", utilizamos a opção de 54Mbps (que é o máximo padronizado para 802.11g)
  • E um fator importante... definimos o nível de segurança desejado (WPA2 para nível máximo ou WEP para nível básico), bem como definimos a SENHA a ser utilizada para se conectar à esta rede sem fio (se não colocar senha, qualquer um poderá entrar na sua conexão).
  • Utilize o botão de SAVE para salvar sua configuração Wireless.
Pronto! A partir deste momento você já está com o roteador pronto para funcionar tanto na rede local como na rede WIFI.
Por fim, a ultima coisa que podemos fazer como configuração básica, é mudar a senha de acesso ao roteador. Para isto, acesse a opção de SYSTEM TOOLS, e a subopção PASSWORD.

Nesta tela você poderá alterar tanto o nome de usuário como a senha para se entrar no roteador. Basta preencher os campos e utilizar o botão de SAVE.
Com isto você já tem toda a configuração básica realizada, de forma rápida e simples... já está tudo pronto para ser usado.
Depois, em outros artigos, podemos ver como fazer outras opções como atualização de firmware, direcionamento de porta, etc.




ESTENDENDO O ALCANCE DA REDE WIRELESS
 
Uma dúvida muito comum dos internautas é sobre a ampliação do alcance de um roteador wireless com o uso da técnica de repetição do sinal.
É sempre mais aconselhável o uso de antenas de maior ganho para a ampliação do alcance de uma rede sem fio, mas existem situações em que só a troca da antena não é suficiente.
Para esses casos o uso de um repetidor de sinal wireless se torna bastante interessante.
Dependendo do fabricante o internauta poderá encontrar em sua linha de produtos aparelhos específicos para esse fim, conforme acontece com o fabricante Linksys, com o seu Expansor de alcance Wireless-G modelo WRE54G:
Repetidor wireless do fabricante Linksys, modelo WRE54G
Mas a esmagadora maioria dos fabricantes do mercado optaram por não possuir em sua linha de produtos dispositivos especializados para a função de repetição do sinal wireless.
Encontramos então no mercado Access Points que acumulam a função de Repetidor (Repeater), e até mesmo roteadores Wireless com a função de Repetidor de sinal, como o Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426:
Access Point e Roteador sem Fio do fabricante Aquario, modelo APR-2426
Para este tutorial decidimos usar como roteador wireless o modelo DI-524, do fabricante D-Link, um modelo bastante popular no mercado brasileiro:
Roteador wireless do fabricante D-Link modelo DI-524
E para realizar a função de repetidor do sinal do roteador DI-524 decidimos utilizar um Access Point do fabricante Planet, modelo WAP-4000:

Access Point wireless do fabricante Planet modelo WAP-4000
Nosso objetivo em utilizar dispositivos de fabricantes diferentes foi o de orientar o internauta para o fato de que a repetição independe de fabricante, pois os fabricantes são obrigados a seguir rígidas normas internacionais. Portanto estamos usando um equipamento do fabricante Planet para repetir o sinal do produto do fabricante D-Link, o que funciona de forma magistral.
Basicamente, devemos, no dispositivo que irá repetir o sinal do roteador wireless, realizar os seguintes passos (Obs: Devemos configurar o WAP-4000 pela placa de rede cabeada, ligada entre a placa de rede cabeada do PC e a porta RJ45 do WAP-4000):
1 - Configurar o WAP-4000 para um endereçamento de rede IP compatível com o do DI-524 (Obs: Não se deve ativar o servidor DHCP do WAP-4000!);
Tela da opção IP Settings, do WAP-4000
2 - Na opção "Basic Setting", devemos, no campo SSID, digitar o mesmo nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos), na opção "Channel" devemos escolher o MESMO canal usado no DI-524, e caso o DI-524 utilize criptografia devemos configurar a mesma criptografia no WAP-4000. (Obs: Somente criptografia WEP é permitida no modo de repetição do sinal wireless);
Tela da opção Basic Settings, do WAP-4000
3 - Escolher, no menu Advanced Setting do WAP-4000 para a função AP Mode a opção Repeater Mode, e digitar ao lado desta opção, em Remote AP SSID o nome do SSID do DI-524 (Obs: Aqui vale a regra de respeitar os caracteres minúsculos e maiúsculos). Podemos, agora, clicar lá embaixo, no botão [Apply].
Tela da opção Advanced Settings, do WAP-4000
Devemos agora aguardar que o WAP-4000 reinicie.
Pronto! O WAP-4000 já está repetindo o sinal do DI-524. Simples assim!
Caso o seu WAP-4000 não esteja conseguindo repetir o sinal do DI-524 é porque ele não está na área de abrangência do sinal do DI-524. O WAP-4000 possui uma forma de verificação de sinal no menu Advanced Settings, bastando clicar no botão [Site Survey], no alto, à direita da opção AP Mode. Irá surgir uma nova tela, mostrando TODOS os dispositivos wireless que o WAP-4000 está "enxergando". Se o SSID do seu DI-524 não estiver aparecendo, você tem que aproximar o WAP-4000 do DI-524 e clicar em [Site Survey] novamente. Assim que o SSID do DI-524 surgir, o WAP-4000 passará a repetir o seu sinal. Podemos ver o Site Survey no WAP-4000 a seguir:
Tela do WAP-4000 realizando o Site Survey e descobrindo o SSID do nosso DI-524, chamado DTI
Tomemos como exemplo o sinal do nosso roteador DI-524, cujo SSID é DTI que estava muito fraco, com 43% de sinal conforme podemos ver a seguir na tela do Gestor Wireless, do adaptador USB D-Link modelo DWA-110:
Após a configuração e instalação do WAP-4000 como repetidor, fizemos nova varredura, e vejam só o resultado. Agora, além do DTI original com 43% de sinal temos um DTI com 99% de sinal, que é justamente o sinal do DI-524 regenerado pelo WAP-4000:
Esperamos que com esse tutorial, todos os internautas que buscaram o Boa Dica com pedido de ajuda possam agora repetir suas redes wireless com bastante tranquilidade.






TUTORIAL: INSTALANDO MODEM 3G
 
Recentemente devido a uma série de alterações em casa, eu teria que ficar sem telefone por um período, e como todo bom viciado em internet, isso foi criando uma sensação de perda que já estava me deixando sem dormir.... foi quando me lembrei da tal Internet 3G!!!! Será que funciona? Se funcionasse ia ser minha salvação!
Contatando alguns amigos que já tinham usado, fiquei animado... "dependendo do local", funciona... Epa!!! Dependendo do local??? Bom, no meu caso como eu fico na cidade do Rio, acho que não terei problemas (para aqueles que estão mais para o subúrbio ou para cidades satélites... um conselho... TESTEM ANTES DE COMPRAR, pois realmente pode não pegar).
Bom que passos seguir? O primeiro, e ESSENCIAL, é escolher a operadora!
A importância da escolha da operadora vai desde o custo da utilização do 3G, passando pela velocidade e volume de transferência permitido, indo até mesmo ao ponto de pegar ou não pegar na sua região (mesmo dentro do Rio existem "buracos negros", onde algumas operadoras pegam outras não).
Confesso que não dei a atenção necessária ao passo de escolher a operadora porque já estava com uma proposta bem interessante da OI... os pontos que achei importantes foram:
  • Se o modem funciona na minha região (zona sul)
  • Se teria uma custo na velocidade de 1MB a valor razoável (não tenho muita transferência porque era só para navegar)
  • Se poderia cancelar o serviço em mais ou menos 3 meses!
  • O aparelho teria que ser desbloqueado (ou então eu compraria o aparelho diretamente sem ser pela operadora)
Em cima do que eu tinha como premissa, acabei optando pela OI mesmo. Primeiro porque o atendimento na loja perto de casa era muito bom (o pessoal realmente era solícito e atencioso), e segundo porque poderia usar o serviço por 2 meses sem pagar nada, e o aparelho era desbloqueado.
Bom, isso decidido, passemos para a "escolha do modem". As operadores possuem vários modems para oferecer ao cliente. Além da "beleza" e da praticidade (alguns são uns trambolhos), é interessante você verificar o que mais ele oferece: Instalação sem CD, conector retrátil, suporte a cartão de memória...
Dos que tinham disponíveis, acabei optando pelo BandLuxe (pequeno, "jeitoso", sem necessidade de CD, possui até leitor de memória MicroSD).
A instalação dele é muito simples mesmo...
O primeiro passo é instalar o chip do aparelho (a instalação da memória MicroSD não é necessária):
Após a instalação do chip, basta conectar no seu micro:
Assim que conectar o seu Windows irá reconhecer (sem instalar nada "extra"):


Assim que o Windows reconhece e ativa o suporte interno necessário, será preciso reiniciar o Windows.

Logo após a reinício do sistema irá aparecer o logo de instalação do software necessário para utilizar seu modem 3G (este conteúdo de software já se encontra dentro do seu modem).

Infelizmente só temos a opção de instalação em inglês (porém o software final a ser instalado - o discador - já está parcialmente em português), porém a instalação não necessita de grandes conhecimentos para ser realizada... é só seguir os passos por aqui:


Não se esqueça de marcar que aceitas os termos da licença:

Você tem a opção de mudar o diretório de destino do software do modem....



Pronto... o software foi instalado, o discador foi instalado e o Windows irá detectá-lo automaticamente e já chamar o discador. Daqui para frente, ao plugar o modem, o Windows automaticamente já irá chamar o discador..




Esse é o discador, na realidade, basta clicar no botão de CONNECT para ele se conectar na rede 3G;

Ela já estará mostrando a operadora (no meu caso a OI), mostrará também o status (disconnected), e a intensidade de sinal (as barrinhas verdes em cima):

A princípio não precisa configurar NADA... na instalação ele já terá configurado usuário e senha padrão do acesso 3G da OI, e para começar a funcionar é só clicar em CONNECT:

Assim que você se conectar à rede 3G, ele irá mostrar no topo a palavra CONNECTED em verde. Nesta hora, você já pode fazer o que quiser na internet!
Não precisa fazer nada no Windows... pode chamar seu navegador, programa de email, etc e começar a operar na internet!

O aplicativo instalado tem algumas coisas interessantes... clicando em MENU temos alguns itens que podem ser utilizados:

As estatísticas do discador são muito importantes para você ter uma noção como está se comportando a velocidade da sua conexão:

Logo após conectar, você pode minimizar o discador para a bandeja do seu Windows:

Após ser instalado o software de conexão/discador, é criada uma conexão Dial Up no seu Windows, mas você não precisa usá-la... use o discador:

Como falei no início, o objetivo de eu ter utilizado este modem 3G era porque eu tive um período sem telefone e consequentemente sem minha conexão Banda Larga com a internet. No tempo que usei, atendeu perfeitamente as minhas necessidades gerais que é navegar na internet e baixar emails. Acredito que para atividades que demandem de maior banda (jogos, downloads, etc.), você possa sentir uma diferença mais significativa na velocidade de acesso.
Uma detalhe importante a ressaltar... quando testei a instalação em uma outra máquina que tenho, simplesmente não funcionou... o software instalava todo e não conectava. O suporte para estes casos é praticamente nulo... só falam que funciona e o problema é no seu micro... A única coisa que perguntaram mais especificamente foi o antivírus utilizado, e que com o AVIRA não funcionava (no meu caso uso o AVAST).
Pelo que percebi, neste sistema que não consegui fazer funcionar, o Windows estava SEM o suporte para conexões Dial Up. Creio que se re-instalasse o Windows ou ao menos este suporte, ele passaria a funcionar.

Como eu só tinha este modelo de modem e esta operadora disponível, não foi possível fazer testes comparativos, mas fica a intenção para uma próxima oportunidade.

COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108G
 
DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router Cable Modem Motorola SBV5120 SURFboard
Antes que algum leitor acredite que está lendo um artigo escrito por um expert em configuração de rede e internet, que fica claro, meus conhecimentos em tais assuntos são absolutamente limitados. Leio os manuais dos equipamentos e faço minhas pesquisas, além, é claro consultar os amigos que entendem do assunto. Então, como prova que todos, com algum tipo de ajuda, são capazes de montar e compartilhar sua rede e internet com o Virtua, eis aqui este tutorial.
Infelizmente, desta vez as pesquisas tiveram poucos resultados positivos, nunca pensei que achar um tutorial na internet de como compartilhar o Virtua fosse tão raro em relação ao milhares de tutoriais do Velox. Tive que partir para a minha "aventura" com algumas dicas dos amigos e com o manual do roteador do lado.
Há algum tempo possuo dois computadores conectados à internet por meio do Virtua, serviço de banda larga da operadora de TV a cabo NET. O grande incomodo é que estes computadores estavam ligados entre si diretamente pela placa de rede com cabo crossover, o que obriga um dos computadores a ser escravo do outro, ou seja, o computador A fornece conexão a internet ao computador B, sem o A, o B não tem acesso. Confuso? então leia o artigo do Antonio Vilhena escrito especialmente para aqueles, que como eu, entendem pouco do assunto, vale a pena: ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET.
É sempre bom lembrar, que existem lojas e profissionais gabaritados para fazerem este tipo de serviço. Se você não quer esquentar a cabeça, quer um serviço rápido e eficiente, esta sem dúvida é a melhor opção. Caso você queira saber quem poderá ajudá-lo, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do site. Caso você queira aprender um pouco mais ou esteja querendo matar o tempo, continue a leitura.
Após ler algumas dicas e com a queda vertiginosa de preços, resolvi comprar o roteador DI-624 da D-Link http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=263. Este modelo está descontinuado pelo fabricante, sendo substituído pelo D-Link RangeBooster G™ Wireless Router (WBR-2310), mas ainda é facilmente encontrado no mercado. O roteador veio com o último firmware disponível. Caso o seu esteja desatualizado e você necessite atualiza-lo, clique no link: FIRMWARE_DI-624_v4.03.bin. e siga os procedimentos informados no site.

O que vem na caixa: O roteador, CD-Rom, cabo Ethernet (direto), manual e a fonte de alimentação
O que eu precisaria fazer funcionar: Um roteador DI-624, um cable modem SBV5120, que fornece o sinal do Virtua, NET e NETfone, um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um computador com sistema operacional Windows Vista* SE SP1 e os cabos de rede, além é claro das placas de rede instaladas nos computadores. Como estes computadores estão muito próximos um do outro, eles serão ligados por cabo e num primeiro momento não usaremos a rede Wi-Fi.
*O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes. Leia mais sobre isso visitando o link da Microsoft: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/help/44526469-b916-4442-9372-4f566795bbcf1046.mspx
Visão traseira do DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router e suas conexões
A primeira observação a ser feita é a respeito dos cabos, basicamente existem dois tipo de cabos:
O cabo direto (ou patch cable): utilizado para ligação da placa de rede ao modem e aos computadores;
O cabo invertido (ou crossover cable): utilizado para ligação entre 2 hubs (também chamado cascateamento), ou então para ligar 2 micros pela placa de rede (padrão RJ45). Como este roteador utiliza MDI/MDIX, os dois cabos são aceitos, mas neste tutorial usamos o cabo direto. Na verdade usamos 3 cabos diretos.

Deixe tudo que você vai precisar a mão, no nosso caso: 3 cabos diretos, o roteador, o modem e os computadores, claro.

Visão dianteira do DI-624 e a indicação de cada LED
Vamos à instalação para compartilhar a internet:
A primeira coisa a fazer é conectar a fonte de alimentação ao roteador e depois ligar a fonte a rede elétrica; o led verde, de força (Power) irá ligar;
Se o seu modem do Virtua estiver ligado, basta acionar o botão de Stand by, que fica na parte superior do modem para podermos trabalhar.
Atenção: A partir de agora você perderá a conexão com a internet, embora o NETfone funcione.
Continuando com o DI-624 ligado insira uma extremidade do cabo Ethernet na Porta WAN no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade no modem. Acione o botão de Stand by do modem para liga-lo completamente. A luz do LED WAN irá acender, indicando que a ligação está correta. Veja o diagrama abaixo para conhecer as conexões utilizadas no modem SBV5120.
Atenção: Na instrução em português do manual que acompanha o produto, esta indicação está errada! Ela indica a porta LAN, onde deveria indicar a WAN.

Visão traseira do modem SBV5120 e suas conexões
Com o DI-624 e o modem ligado, você irá conectar uma extremidade do cabo Ethernet na Porta LAN 1 no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade na placa de rede do computador que você usará para configurar o roteador DI-624.  A luz do LED da Porta LAN 1 irá acender, indicando que a ligação está correta.
Ligue o seu computador. Se você estiver usando o Windows Vista SE, abrirá a janela abaixo quando o seu computador iniciar.

Escolha a opção ideal para o seu uso

Tela confirmando a sua escolha
Se quiser você poderá conectar outro computador no roteador, bastando que conecte uma extremidade de outro cabo Ethernet na Porta LAN 2 no painel traseiro do DI-624 e a outra extremidade na placa de rede do segundo computador.
Vamos a configuração para compartilhar a internet:
Abra o seu navegador de internet e digite http://192.168.0.1/ para poder entrar no setup do DI-624. Em User name digite "admin" (sem as aspas) e deixe o Password em branco, depois click OK
A tela abaixo surgirá confirmando que você está pronto para começar a configuração do roteador. Para dar início, click em Run Wizard.
A primeira tela, acima, mostra a sequência que será feita e os itens que serão alterados. Click em Next.
Se você pretende alterar a senha de acesso a configuração do roteador, esta é uma boa hora e é altamente recomendado que você altere a senha. Você sempre poderá voltar na configuração para fazer futuras alterações. Click em Next.
Sempre defina a zona de horário (Time Zone). Para o Brasil GMT-03:00 - Brasília. Click em Next para seguir. O roteador irá auto detectar a WAN, como mostra a figura abaixo.
Para o Virtua vamos escolher Dynamic IP Address. Click em Next.
Click em Next.
Clique em Clone MAC Address e click em Next.
Eu alterei o nome em SSID e o Channel somente para demonstração, você pode deixar como está originalmente. Click em Next.
Como estou deixando para configurar o Wireless futuramente, deixei em Disabled. Caso você deseja configurar agora sua rede sem fio (wireless), marque Enabled e escolha a encriptação. Click em Next.
Quando clicar em Restart o roteador irá salvar e reiniciar com sua nova configuração. Vá na aba Status em Device Info verifique se está escrito DHCP Client Connected. Caso não esteja, click em DHCP Renew.
Observe os computadores ligados ao roteador e verifique se estão acessando a internet. Aqui, assim que o roteador reiniciou os dois computadores tiveram acesso a internet.
Para saber como configurar a rede para compartilhar arquivos entre estes computadores, leia a continuação desta matéria visitando o link: COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G - 2ª PARTE.
Até lá.




COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G - 2ª PARTE
 
DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router
Se você chegou a este artigo diretamente por algum link, é recomendado que você leia a primeira parte para conhecer em qual ambiente e circunstâncias estamos montando nossa rede, para isso, dê um click no link COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G
Como dito na primeira parte deste artigo, eu precisei fazer funcionar os seguintes equipamentos: um roteador DI-624, um cable modem SBV5120, que fornece o sinal do Virtua, NET e NETfone, um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um computador com sistema operacional Windows Vista* SE SP1 e os cabos de rede, além é claro das placas de rede instaladas nos computadores. Como estes computadores estão muito próximos um do outro, eles serão ligados por cabo e num primeiro momento não usaremos a rede Wi-Fi.
*O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes. Leia mais sobre isso visitando link da Microsoft: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/help/44526469-b916-4442-9372-4f566795bbcf1046.mspx
Como havia tido sucesso na minha tentativa de compartilhar o sinal do Virtua com as duas máquinas em questão, meu próximo passo foi configurar a rede entre os dois computadores através do roteador DI-624.
Configurando a rede para compartilhamento de arquivos:
O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes, isso não significa que você não possa montar uma rede com ele, o que irá acontecer é que o computador com Windows Vista SE irá enxergar os outros computadores, mas os outros computadores não irão enxergar o computador com o Windows Vista SE. Neste caso, é possível, usando o computador que possui o Windows Vista "pegar" arquivos que estão no computador com Windows XP, mas não o inverso.
Como neste caso estou montando uma rede entre um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um outro com sistema operacional Windows Vista SE SP1, teremos uma rede funcionando em, digamos 40% do que deveria, mas quebra um galho quando se está usando duas máquinas.
É sempre bom lembrar, que existem lojas e profissionais gabaritados para fazerem este tipo de serviço.
Como o computador principal está configurado com o "default" do Windows Vista SE, iremos configurar o computador do Windows XP Pro.
Antes de iniciarmos, precisamos, no computador do Windows XP Pro autorizarmos o compartilhamento, para isso vamos em Iniciar > Meu computador, e clicamos com o botão direito do mouse sobre o (os) disco (os) e escolhemos "Compartilhamento e segurança", clicamos no aviso de segurança e depois marcamos "compartilhar esta pasta na rede", clicamos em Ok para finalizar e passamos para o inicio da configuração.
O primeiro passo na configuração é realizado no computador com Windows XP, vá em Iniciar > Meus locais de rede. Você deve ver a tela abaixo, repare que o roteador DI-624 aparece disponível.

Visão da tela do Windows XP
Depois escolha no menu lateral esquerdo, "Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa".

O início da configuração no Windows XP Pro
Escolha a segunda opção: "Este computador se conecta à internet por um gateway residencial ou por outro computador da minha rede."

Dando nome ao seu computador
Na próxima tela, acima, coloque o nome para identificar o seu computador.

Repetindo o mesmo nome de Grupo de trabalho
É obrigatório que os computadores estejam no mesmo grupo de trabalho. Caso você tenha alterado ou não se recorde do nome no computador do Windows Vista, vá em Iniciar > Rede, clique sobre o computador e veja no rodapé da tela o nome do grupo de trabalho.
Em seguida você terá acesso a tela abaixo, onde deverá ser escolhida a primeira opção. Isto ativará o compartilhamento de arquivos e impressoras, e ainda configurará o firewall do Windows XP para permitir o acesso seguro aos seus arquivos e impressoras.
ATENÇÃO: Se você utiliza algum outro firewall é altamente indicado que seja desativado enquanto é feita a configuração. Isso evitará que ele impeça o funcionamento correto.

Ativando o compartilhamento de arquivos e impressoras

Tela confirmando a sua configuração
Clique em avançar. No próximo passo, o assistente perguntará qual a sua opção para configurar outros computadores, no nosso caso, escolhemos "Apenas concluir o assistente."

Concluindo o assistente
A tela abaixo será mostrada informando a conclusão do assistente. Clique em concluir e reinicie o computador.

Finalizando o assistente
Se tudo correu bem, após inicializar o Windows XP, vá no outro computador, o com Windows Vista e escolha Iniciar > Rede, você deverá ver a tela abaixo, mostrando os dois computadores e o roteador, e todos com acesso a internet e o computador com Windows Vista SE sendo capaz de "enxergar" o computador com Windows XP Pro.

O computador com Windows Vista SE enxergando o computador com Windows XP Pro

O acesso do Windows Vista SE no Windows XP Pro
Como disse na primeira parte desta matéria, não sou nenhum expert em configuração de rede e internet e meus conhecimentos em tais assuntos são poucos, mas sempre ouço os mais conhecedores e leio os manuais e a ajuda que o próprio sistema operacional oferece, além, é claro consultar o fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).
Boa sorte e até a próxima.





TUTORIAL: INSTALANDO PLACA DE REDE SEM FIO (WIFI) USB NO SEU MICRO
 
No artigo anterior (TUTORIAL: INSTALANDO UM ROTEADOR WIRELESS) vimos como instalar um roteador wireless na sua conexão internet, o que seria o primeiro passo para você ter sua rede sem fio... agora vamos dar continuidade ao assunto fazendo a instalação de placas de rede wifi no seu micro.
Bom, tendo então já montado o ponto de acesso à sua rede sem fio, passamos então à etapa de instalar nos micros a placa de rede para acessar esta rede sem fio.
No artigo Tutorial: Instalando placa de rede sem fio (WIFI) PCI no seu micro, explicamos como você deve fazer para instalar uma placa de rede, padrão PCI, no seu micro de mesa. Agora, neste artigo aqui, vamos mostrar como se instala uma placa de rede padrão USB, que pode ser usado tanto em micros de mesa como em notebooks.
Atualmente os notebooks já são vendidos com placas de acesso à rede wifi como padrão, porém, este tutorial pode ser usado tanto em notebooks que ainda não tenham esta facilidade como em micros de mesa. O modelo escolhido foi uma interface DLINK DWL-G122.

Você poderá "plugar" a interface tanto diretamente numa porta USB ou então utilizando o suporte que acompanha o produto (suporte este bem prático para ser utilizado em micros de mesa ou em notebooks que tenham a localização da porta usb meio "apertada" ou já com outros dispositivos).
A instalação é relativamente simples... Basta executar o programa de instalação que acompanha o produto (ou baixar uma versão nova da internet).
Inicie a instalação com a interface "SEM ESTAR CONECTADA" no micro.
Primeiramente ele apresenta o produto e o local onde será instalado:



Logo após estes passos iniciais, você deve conectar o adaptador no seu micro (tanto faz se utilizar ou não a base/suporte).

A maioria dos produtos de wifi, possuem um configurador próprio para gerenciamento de rede, porém é ALTAMENTE RECOMENDADO que você utilize o gerenciador de rede sem fio do próprio Windows... isto será muito útil se for depois utilizar outro adaptador bem como facilitará sua interação com outros sem depender de dúvidas específicas de um determinado produto, sem riscos de uma correção no Windows afetar seu funcionamento, etc... portanto, no quadro abaixo marque a opção de SIM!


Caso saiba o nome da rede, pode colocar agora o nome dela, porém com o gerenciador de rede do Windows isto será transparente mais tarde....

Após a instalação dos drivers e suporte, o Windows encontrará o hardware e o colocará disponivel, iniciando imediatamente o gerenciamento da rede sem fio com seu aplicativo nativo...



Dando um duplo clique no icone de rede sem fio na barra de tarefas irá trazer para o ambiente de trabalho o gerenciador de redes sem fio do Windows (após a instalação irá aparecer os 2 lá na barra de tarefas).


Caso utilize o gerenciador que veio com a DLINK irá aparecer a tela a seguir...



Para acessar a rede sem fio em questão, será necessário colocar a senha que foi definida lá no roteador... Depois desta 1a vez, não será mais necessária a introdução da senha.


Pronto! Após a introdução da senha você já estará conectado na sua rede wifi, e não será mais necessária a introdução de senha novamente (ela fica guardada no seu gerenciador).
Já pode acessar a rede tranquilamente! Rápido e Fácil!
Bom divertimento!




TUTORIAL: INSTALANDO UM ROTEADOR WIRELESS

Hoje em dia, está ficando imprescindível estarmos com os micros conectados na internet, e apesar de aqui em casa possuir roteador normal para compartilhar a conexão, minha esposa, como passou a utilizar um notebook, estava tendo um pouco mais de restrições para ela trabalhar... resultado: decidimos colocar um roteador que também tivesse a opção de conexão sem fio (Wi-Fi).
Como no escritório chegamos a fazer alguns testes com roteadores, resolvi trazer um aqui para casa e aproveitar para fazer um tutorial para os que estão querendo se aventurar nesta área.
Apesar de colocar aqui telas específicas do modelo Planet 410 que foi o que eu utilizei aqui, os passos são muito similares em outros roteadores. Assim que tiver outro em mãos (talvez com algumas funções adicionais), coloco por aqui também.
Vale a pena ressaltar, que se você não tem muita familiaridade com redes, não entende muito de informática mas quer colocar sua rede wi-fi no ar, procure um técnico experiente que ele rapidamente irá fazer este serviço e você poderá usufruir logo da nova infra-estrutura. Muitas vezes "não ter" um sistema funcionando acaba gerando tantos problemas que é mais fácil e rápido contratar alguém para fazê-lo.
Para aqueles que não possuem muito conhecimento de rede, compartilhamento de internet, etc., é interessante dar uma olhada nos artigos aqui da área de Dicas do site, pois existem vários sobre o assunto, como por exemplo o: ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET.
Logo após este artigo, estarei fazendo outros onde irei abordar a instalação de uma placa de rede para conexão sem fio, tanto interna (PCI) como externa (USB).
Bom, como falei, o roteador que vou utilizar neste artigo é o Planet 410. Apesar de já haver modelos mais novos, é um roteador bem estável, estava com um preço atraente e outras facilidades:

Minha escolha por este roteador basicamente foram:
  • possibilidade de poder trocar a antena por uma que permita um alcance maior... se eu tivesse problemas para atender a internet em todos os cômodos da casa, eu poderia rapidamente, só trocar a antena e aumentar o alcance da rede.
  • oferecer tanto rede wifi como rede normal por cabo RJ45 (possui 4 portas Fast Ethernet de até 100Mbps)
  • padrão 802.11g (até 54 Mbps) e "super G", chegando até 108Mbps
  • encriptação WEP 64 e 128 bits além de algumas funções interessantes na sua configuração.
Outra opção seria partir direto para um roteador padrão 802.11n, porém como ainda não está "oficialmente" normatizado, achei melhor continuar no padrão 802.11g mesmo.

É bom lembrar que este equipamento é SOMENTE ROTEADOR, ou seja, para conectar a internet necessita ter um MODEM conectado a ele (no meu caso um modem ADSL para velox) configurado como bridge.

Bom, vamos então partir para a instalação...
Primeiro fazemos as conexões normais, no modem, na rede elétrica, e um micro em uma das portas de rede dele para podermos configurá-lo.
Chamamos o navegador com o endereço padrão do roteador: 192.168.1.1
Será pedido o userid e senha. Vem configurado como padrão (default): admin e admin

Logo de cara, achei interessante que ele já vem com um guia (WIZARD), que irá fazer a configuração básica do roteador.
Se seguir este guia, com certeza terá sua rede no ar logo ao finalizar... então, vamos seguindo os passos previstos...

Defina uma senha para o usuário admin (é MUITO importante para que você não seja atacado... normalmente o pessoal não liga para isto, mas é um risco que não vale à pena correr).

Como ele possui algumas funções de servidor, é interessante definir também a zona de horário (time zone):

Aqui vem a configuração da parte de rede IP, ou seja, os endereços IPs que serão utilizados na sua rede em que ele será o roteador.
Se você não tem nenhuma razão específica para ter endereços específicos de rede, pode deixar no padrão mesmo, se houver alguma necessidade é aqui que se deve alterar.
Importante verificar que você pode definir o intervalo de "endereços automáticos" (DHCP), permitindo que você tenha uma rede mista (com DHCP e com IP Fixo).

Aqui você irá definir o userid e senha para sua conexão com a internet, de modo que se houver uma interrupção na conexão, ele automaticamente irá se reconectar...

Nesta tela é a ativação da rede WI-FI. Se desejar ativar a rede sem fio, deverá marcar a opção ENABLE e escolher um canal:
Vou deixar como "Disable" para poder mostrar como fica configurando diretamente na tela principal (sem ser por estes guias):

Após este passo, a configuração será salva no roteador e ele irá re-startar:

Após o re-início do roteador, e chamando novamente pelo endereço 192.168.1.1 (com o novo userid e senha colocados), entramos na tela principal de configuração do roteador:

Na parte de WAN (conexão com a internet), você tem acesso ao userid/senha para sua conexão com a internet.
Importante estar marcado no IP WAN para obter o IP automaticamente...
Na opção de "auto-reconect", poderia estar como always-on para estar SEMPRE conectado na internet, manual, ou então connect-on-demand que é para ele só se conectar à internet se algum micro ligado a ele pedir. Normalmente deixo sempre no always-on (até agora não tive problemas de ataques).

Na opção de WIRELESS é onde definimos as opções de rede sem fio (ativando na opção ENABLED):
Em SSID, você deverá colocar um "nome" para sua rede.
Se você não tiver uma interface SuperG nas suas placas de rede sem fio, deixa esta opção como Disabled mesmo.

Após ativar a rede vamos para a opção de AUTHENTICATION, para você definir como os computadores irão se conectar ao seu roteador...
A autenticação mais comum a ser utilizada, e a que está sendo "padronizada" é a WPA (Wi-fi Protected Access), onde você define uma senha de acesso, entre 8 e 63 caracteres.
OBS: a autenticação WEP (wired equivalent privacy) vem sendo deixada de lado e muitos fabricantes colocam esta opção desativada como padrão. Oportunamente vamos colocar alguns artigos específicos sobre tecnologia WI-FI abordando detalhes mais técnicos para os que desejarem... por enquanto vamos nos ater à parte prática e aqueles que desejarem estudar mais o assunto, dêem um pulo lá no Fórum BoaDica.

Na parte "Advanced" da configuração wireless, não necessita ser alterada:

Pronto... a sua rede tanto por cabo como por wi-fi está pronta.
Existe uma série de facilidades já pré-configuradas no roteador como atuar como servidor http, servidor pop, smtp, câmera de vídeo, etc.... é estudar e experimentar: